skip to Main Content

Por que tememos tanto o diálogo?

Se estamos sempre nos comunicando, de maneira voluntária ou involuntária, verbal ou não verbal; se somos seres naturalmente interativos; se adoramos nos encontrar por aí para bater um papo; por que temos calafrios quando alguém nos diz que precisa conversar?…

Continuar lendo

Comunicação não-violenta. O que é isso?

Entusiastas da boa comunicação, pacífica e eficaz, buscam aplicar em seus diálogos, sejam eles cotidianos ou profissionais, o método desenvolvido por Marshall B. Rosenberg, a chamada comunicação não-violenta (CNV).     A CNV é baseada em habilidades de linguagem e…

Continuar lendo

O lado sombrio da academia

Mia Couto traduz os ritos acadêmicos como “cultos sombrios de glorificação do saber” e clama por mais poesia no fazer científico que, segundo o biólogo e escritor africano, “vive de costas para a necessidade de trazer leveza e construir beleza”.…

Continuar lendo

Por que odiei minha primeira (e única) sessão de coaching

Eu não sabia responder a pergunta central: O QUE VOCÊ QUER? Depois de mais de um ano dessa única sessão, consigo assumir por que odiei a única sessão de coaching que fiz. A pergunta que norteava a sessão e que…

Continuar lendo

Quais São Seus Preconceitos?

Essa pergunta me foi feita de sopetão, em uma entrevista para participar de um projeto de voluntariado acadêmico. A primeira resposta que vem a mente é: eu não sou preconceituosa. Óbvio que não!! E de fato, acredito fielmente que não…

Continuar lendo
Back To Top